
Moradores iniciaram um protesto no final da manhã desta terça-feira (4) na Rua Luiz Régis Pacheco, no bairro do Uruguai, em Salvador, após uma operação da Polícia Civil denominada Freedom que mirou integrantes da facção Comando Vermelho na Bahia e no Ceará.
A manifestação, que bloqueou a via com pneus queimados, foi motivada pela morte de um dos alvos da operação. Segundo os moradores, o homem teria sido executado dentro de casa, enquanto a polícia afirma que ele morreu em confronto durante troca de tiros.
O bloqueio da via causou grandes transtornos no trânsito da região e o Corpo de Bombeiro foi enviado para atender a ocorrência.
Conforme a Polícia Civil, equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e do DHPP realizavam diligências da Operação Freedom, quando foram recebidas a tiros por um indivíduo em uma residência localizada na Travessa 8 de Dezembro, bairro do Uruguai, em Salvador.

Ainda segundo a versão da PC, os policiais revidaram e, após o confronto, o suspeito foi socorrido ao Hospital Ernesto Simões Filho. O homem foi identificado como Venicius Santos dos Santos, vulgo “Penga”. No local, foram apreendidos um revólver calibre .38, munições, uma granada, uma balança de precisão, entorpecentes e roupas camufladas.
Operação
Até o momento, as forças de segurança confirmam a prisão de 31 pessoas e o cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão. Os mandados estão sendo executados em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, além dos municípios de Aratuípe e Ilhéus, e também na cidade de Eusébio, no Ceará, onde um casal baiano foi preso.
Ao todo, mais de 90 ordens judiciais foram expedidas e estão sendo cumpridas ao longo do dia no âmbito da Operação Freedom, que busca enfraquecer a atuação do Comando Vermelho na Bahia.


