Balanço fiscal

Secretário da Fazenda destaca equilíbrio fiscal e baixo endividamento da Bahia em 2025: "Impulsiona a possibilidade de investir"

Durante entrevista coletiva, o titular da pasta citou a BYD como símbolo das empresas que o Estado deseja atrair

Veja o resumo da noticia

  • Secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório fez um balanço fiscal sobre o segundo quadrimestre de 2025
  • Evento aconteceu na manhã desta terça-feira, na Alba
  • No local, o titular da pasta destacou o baixo endividamento do Estado baiano
Foto: Ane Catarine/PS Notícias
Foto: Ane Catarine/PS Notícias

O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, realizou o balanço fiscal do segundo quadrimestre de 2025, na manhã desta terça-feira (4). Durante a audiência pública de Avaliação de Metas Fiscais, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o titular da pasta garantiu que, durante todo o ano, o Estado conseguiu manter o equilíbrio fiscal e o baixo endividamento.

“Mantemos o equilíbrio. Não conseguimos atender absolutamente tudo, porque as demandas são sempre muito grandes, mas estamos avançando enormemente no Estado da Bahia, em todas as áreas, seja na segurança, na cultura, na educação, na saúde, na infraestrutura… E eu acho que isso é o que é o importante, avançar, conseguir fazer os investimentos, ampliar, como a gente tem ampliado o gasto, o custeio, mas mantendo o equilíbrio das contas públicas”, respondeu ao PS Notícias, durante coletiva de imprensa.

Vitório reforçou ainda que, devido ao bom resultado, a Bahia possui aval para pegar empréstimos. Ele afirma que este é um fator fundamental para impulsionar a possibilidade de investimentos e atrair empresas, como a exemplo da chegada da montadora chinesa BYD ao Estado.

“A capacidade de tomar recursos é o que impulsiona mais a nossa possibilidade de investir. E o investimento não só melhora a qualidade de vida da população, com mais hospitais, com melhores escolas, mas também é muito importante, porque ele cria mais infraestrutura e a gente tem mais condições de atrair mais empresas. Um dos símbolos do que a gente está querendo atrair para a Bahia é a BYD, uma empresa de alta tecnologia limpa no que tem de ponta em termos de tecnologia, em termos de competitividade no mundo e no mercado”, citou.

Bahia lidera em investimentos

A Bahia investiu R$ 4,12 bilhões, entre os meses de janeiro e agosto de 2025, em despesas liquidadas, superando pela primeira vez em mais de uma década o estado de São Paulo, que registrou R$ 3,66 bilhões no mesmo período.

Assim, o valor trata-se do maior volume já registrado nas últimas décadas por um governo baiano em sua etapa inicial de gestão.

Os investimentos priorizaram a infraestrutura, que absorveu 55% dos recursos para obras em transporte, bem como saneamento, urbanismo e habitação. Além desses, há a área social, que recebeu 33% do total desembolsado, incluindo novos equipamentos e outras melhorias nos serviços de saúde, educação e segurança.

“Seguimos, assim, cumprindo a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, no sentido de que o Estado atue para conciliar o equilibrio fiscal e o atendimento às demandas da população”, enfatizou o secretário.