
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou a Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na terça-feira (4), que prendeu 38 suspeitos ligados ao Comando Vermelho (CV), cumpriu 46 mandados de busca e apreensão e deixou um morto.
Em publicação nas redes sociais, o petista destacou a atuação integrada das forças de segurança envolvidas e afirmou que esse é o caminho mais eficaz para combater o crime organizado.
“A Operação Freedom foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia com apoio da Ficco, que reúne a Polícia Federal, as Polícias Civis, Militares e Penais da Bahia, a Secretaria Nacional de Políticas Penais e a Secretaria da Segurança Pública do estado. A atuação conjunta das forças de segurança é o caminho para estrangular o crime organizado e proteger a população”, disse.
A declaração de Lula ocorre uma semana após a megaoperação comandada pelo governo do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou ao menos 121 mortos.
Após a repercussão negativa, o petista criticou a alta letalidade da ação e reforçou que esse não é o método adequado para combater o avanço das facções.
Operação Freedom
Um suspeito morreu em Salvador, 36 foram presos em cidades do interior e outros dois foram presos no Ceará na manhã de terça-feira (4), durante a Operação Freedom. O objetivo da ação foi desarticular os núcleos armado e financeiro do Comando Vermelho na Bahia.
O homem morto na operação ainda não teve o nome divulgado. Segundo a Polícia Civil, ele reagiu à abordagem policial no bairro do Uruguai e foi baleado. O suspeito chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu aos ferimentos.


