
O cantor e compositor Carlinhos Brown marcou presença durante a abertura da 7ª edição do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, na tarde desta quarta-feira (5). O evento cultural comemora os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países e acontece até sábado (8), em Salvador.
Em entrevista ao PS Notícias, o artista comentou sobre o dever do reconhecimento e valorização das heranças africanas. Além disso, Brown refletiu sofre a importância de superar visões estereotipadas sobre o continente.
“Gritamos fortemente ancestralidade […]. Nós perpetuamos coisas que a própria África já não tem. Então o que a gente faz? Estude para pegar o que tem a ver com a base e para encontrar as novidades que a África pode nos trazer. E isso afirma muito a potência que é o Brasil. E a França pode ser um ponto de saída”, disse o cantor e compositor.
A iniciativa integra a Temporada França-Brasil 2025 e terá uma ampla programação distribuída com exposições, shows, palestras, oficinas, mostras de cinema e eventos gastronômicos.
Voltado ao intercâmbio e à troca de experiências entre jovens, o encontro reunirá 100 participantes da Bahia, 100 da França e 100 de países africanos. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), também devem integrar a programação.


