Foto: Divulgação | MEC
Foto: Divulgação | MEC

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas do país. Por meio da prova, os candidatos podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de concorrer a bolsas em instituições particulares.

Neste ano, o Enem será aplicado nos domingos 9 e 16 de novembro. Assim, no primeiro dia, os estudantes responderão às provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação.

Dessa forma, para evitar imprevistos, é importante que o participante se atente aos itens obrigatórios, permitidos e proibidos no dia do exame.

O que levar para o Enem

Entre os itens obrigatórios, estão:

  • Documento de identificação original com foto (versões digitais aceitas: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal da sala)
  • Caneta esferográfica preta de tubo transparente.

Além disso, o candidato pode levar:

  • Lanches e bebidas leves em recipientes transparentes e sem rótulo;
  • Cartão de confirmação da inscrição, que não é obrigatório, mas o Inep recomenda levá-lo.

A entrada com mochilas é permitida, mas elas devem permanecer fechadas e guardadas embaixo da carteira durante toda a prova.

Objetos proibidos

Entre os itens proibidos estão:

  • Aparelhos eletrônicos em geral (Caso leve, o candidato deve desligar o celular e guardar no envelope fornecido pelo fiscal);
  • Relógios, bonés, óculos de sol ou similares;
  • Lápis, borracha, régua ou lapiseira.

Horários e orientações para o dia da prova

Nos dois domingos de exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Assim, a primeira prova será aplicada das 13h30 às 19h, e a segunda, até as 18h30.

No primeiro dia, os candidatos responderão às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo, farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Os especialistas recomendam revisar os conteúdos com calma, descansar bem na véspera e chegar cedo ao local de prova. Para maior conforto, a orientação é usar roupas leves e adequadas ao clima quente do estado.

Gratuidade e reforço no transporte em Salvador

Na capital baiana, os estudantes que farão o Enem terão passagem gratuita nos ônibus da cidade. Dessa forma, para ter acesso ao benefício, o estudante deve utilizar o cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca, no período das 10h às 20h. A gratuidade será válida nos ônibus regulares, no BRT e no Sistema de Transporte Complementar (STEC). Além disso, 143 ônibus irão reforçar a frota de 72 linhas e 21 terminais, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras.

Os participantes também poderão utilizar o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas gratuitamente. Assim, para embarcar sem custo, os inscritos devem apresentar o comprovante de inscrição do Enem e um documento oficial com foto nas catracas exclusivas das estações.