
O Dia D do Novembro Azul acontece neste sábado (8), em Salvador, com mais de 80 unidades de saúde mobilizadas em todos os distritos sanitários da cidade. A ação faz parte da estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para ampliar o acesso dos homens aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e incentivar o cuidado integral à saúde.
Assim, a iniciativa tem como público-alvo homens de todas as idades, com atendimentos realizados por ordem de chegada.
Dessa forma, as unidades básicas funcionarão com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, testagens rápidas, vacinação, distribuição de preservativos e materiais informativos. Além disso, haverá agendamento de consultas com especialistas e exames diagnósticos por meio do Sistema Vida.
Os interessados podem conferir a lista completa das unidades disponíveis no site da SMS.
Ações de Saúde e Prevenção
O diretor de Atenção Primária à Saúde, Augusto Vidreira, reforça que o cuidado com a saúde vai além de consultas e exames.
“Queremos que os homens compreendam que se cuidar também é um ato de responsabilidade e amor com a família e consigo mesmo. O Novembro Azul é um marco para lembrar que a prevenção salva vidas”, enfatizou.
Durante todo o mês de novembro, as unidades seguem com uma agenda de ações voltadas à promoção da saúde do homem. As medidas incluem palestras e rodas de conversa sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção de violências, alimentação saudável, hábitos de vida, direitos sexuais e reprodutivos e combate ao racismo.


