Foto: Ane Catarine Lima/PSNotícias
Foto: Ane Catarine Lima/PSNotícias

O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil) criticou nesta terça-feira (11), em entrevista ao PS Notícias, o novo pedido de empréstimo feito pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), no valor de R$ 2 bilhões. Este é o 20º pedido de crédito da atual gestão.

A urgência do Projeto de Lei nº 26.015/2025, que autoriza a operação, deve ser votada ainda hoje na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e, segundo o parlamentar, contará com votos contrários da oposição.

“É preocupante o endividamento do nosso estado. A Bahia corre risco de virar o Rio de Janeiro, porque a cada mês um novo empréstimo chega a esta Casa e é aprovado de forma açodada, com pedido de urgência e sem debate sobre a utilização dos recursos. A preocupação da oposição é com a saúde financeira do estado”, afirmou Rocha.

O deputado disse ainda que a bancada de oposição não é contra operações de crédito, mas estranha o volume de empréstimos já contratados pela gestão estadual.

“Não somos contra empréstimos de entes públicos. A Prefeitura de Salvador faz, e eu mesmo, quando fui prefeito de Corinto, também fiz. Mas o que preocupa é a quantidade de recursos contratados pelo governo desde o início da gestão de Jerônimo”, completou.

Entenda o projeto

O Projeto de Lei nº 26.015/2025, encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues à Alba, pede autorização para contratar um empréstimo de até R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil, com garantia da União.

Os recursos devem ser aplicados em ações de mobilidade urbana e interurbana, infraestrutura hídrica, viária e urbana, além de edificações públicas previstas no Plano Plurianual (PPA).