Veja o resumo da noticia
- Hilton Coelho lamentou o processo contra Eliete Paraguassu
- A vereadora é alvo de um processo ético-disciplinar por suposta denúncia caluniosa contra o vereador Claudio Tinoco
- Em entrevista ao PS Notícias, o parlamentar disse que o caso configura o "racismo institucional"

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) lamentou o processo aberto contra a vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salvador. A edil, que é a primeira mulher quilombola eleita em Salvador, é alvo de um processo ético-disciplinar por suposta denúncia caluniosa contra o vereador Claudio Tinoco (União Brasil).
Em entrevista ao PS Notícias, na manhã desta terça-feira (11), o parlamentar afirmou que a ação é uma “tentativa de silenciamento” e configura “racismo institucional”. Em sua fala, ele citou outros casos semelhantes.
“É uma situação extremamente alarmante para a política baiana. O pessoal passa por uma situação clara de tentativa de silenciamento em diversos espaços. No Congresso Nacional, com o deputado Glauber Braga, aqui na Assembleia Legislativa, com o pedido de cassação do nosso mandato. Recentemente pediram a cassação do mandato do professor Hamilton Assis e agora, mais uma vez, um processo que não é um processo de pedido de cassação – a cassação está afastada – mas de medidas disciplinares contra a vereadora Eliette Paraguaçu”, lamentou Hilton.
O psolista defende Eliete Paraguassu como uma vereadora que tem pautado grandes questões sobre Salvador, especialmente em relação ao povo negro e quilombola. Desta forma, ele acusa as representações políticas de manter relações diretas com grupos econômicos para tentar calar a voz dos ativistas na Câmara de Vereadores.
“A vereadora vai continuar pautando as questões da cidade e vai se defender sim, contra o racismo institucional, que muitas vezes está no discurso, na fala. E a ciência política, a sociologia, demonstram como essas coisas se constroem, não são coisas aleatórias. Ela vai continuar, de maneira digna, de cabeça erguida, fazendo a defesa do seu mandato, porque ele é síntese da defesa, de fato, dos interesses da grande maioria da população”, concluiu.


