Foto: Divulgação / Secretaria de Educação
Foto: Divulgação / Secretaria de Educação

Estudantes do Colégio Estadual Clarisse Santiago dos Santos, no bairro do Arenoso, em Salvador participaram de um desfile como parte das ações voltadas para o Novembro Negro. O evento aconteceu nesta terça-feira (11).

O desfile aconteceu na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Os próprios estudantes que produziram os figurinos. O estilista de moda sustentável Rey Vilas Boas que orientou o grupo.

Segundo a coordenadora de Educação Antirracista da SEC, a iniciativa integra o projeto Ocupa SEC: Novembro Negro e deve se estender a outra secretaria. “Agora, a ação foi ampliada para a Secretaria da Saúde, transformando-se no Ocupa SESAB, levando conscientização, identidade, estética e trabalho autoral de estudantes da rede estadual de ensino”.

Empoderamento e identidade

Os alunos usaram figurinos que desenharam, customizaram e costuraram no Ateliê Criativo Jovem em Ação. O grupo Percussão Tamborizada, formado por estudantes da escola, conduziu o desfile, deu o tom musical e animou o público presente.

Uma das participantes do desfile a estudante Gabrielly Santos, de 15 anos, do 9º ano, falou da importância de participar do evento de moda. “É muito importante ocupar outros espaços, como a SEC e a SESAB, para mostrar este trabalho desenvolvido na escola. As nossas roupas são feitas com materiais recicláveis ou doados pela comunidade, e isso é muito interessante. Devemos celebrar o Novembro Negro todos os dias”.