Operação em Itabela
Divulgação/Polícia Civil

Seis suspeitos morreram durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar realizada nesta quarta-feira (12), na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia. A ação, chamada Operação Desarticula, tinha como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão contra uma facção criminosa que atua na região.

Segundo a Polícia Civil, o grupo estava escondido em um assentamento na zona rural, apontado como principal base e depósito de armamentos da organização.

Quando os agentes chegaram ao local e anunciaram o cumprimento das ordens judiciais, os suspeitos reagiram a tiros. Os policiais revidaram, e parte dos homens fugiu em direção a uma área de mata próxima. Após o confronto, seis suspeitos foram encontrados feridos; eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. Outro grupo conseguiu escapar pela mata.

Dentro de um imóvel usado pela facção, os policiais apreenderam 11 armas (incluindo fuzis, pistolas e revólveres), munições, carregadores, roupas camufladas, quase dois quilos de maconha, além de cocaína, crack e balanças de precisão. Também foram recolhidos cinco veículos, 13 celulares, rádios comunicadores, coldres, uma lanterna tática e R$ 1,2 mil em espécie.

Após o fim do confronto, equipes da Rondesp Extremo Sul, Cipe Mata Atlântica (Caema), Cippa Porto Seguro e do 8º Batalhão da PM (Canil) fizeram buscas na mata para localizar os suspeitos foragidos. Cães farejadores foram utilizados, mas ninguém foi encontrado. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Itabela.

Na mesma cidade, foi descoberto que um grupo de traficantes transformaram um abrigo de idosos em ponto de apoio para atividades ilícitas. Também na quarta (12), foi deflagrada a Operação Albergue, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra o grupo. A polícia informou que ninguém foi preso nesta fase da operação, que teve foco na coleta de provas.