
O vereador Jorge Araújo (PP) confirmou nesta sexta-feira (14), em entrevista exclusiva ao PS Notícias, que há articulações políticas para que ele assuma o mandato de deputado federal no lugar de João Leão (PP) no próximo ano.
Ele negou, porém, que a viagem a Brasília ao lado do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) tenha sido motivada por esse cenário.
Segundo o vereador, o encontro realizado na quarta-feira (12) teve como objetivo apresentá-lo ao presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, e discutir sua pré-candidatura a deputado federal.
“Nessa última reunião em Brasília, fui levado por ACM Neto para conhecer Ciro Nogueira, que é o presidente do meu partido. Meu presidente precisa saber que existo, que tive 36 mil votos na eleição para vereador em 2024. Precisava mostrar isso para me articular politicamente. Ficou definido que sou pré-candidato a deputado federal no ano que vem”, disse.

A reunião reacendeu especulações de que Jorge Araújo poderia assumir a vaga de João Leão, que deve ser convidado para comandar a Secretaria de Governo da Prefeitura de Salvador após a saída de Cacá Leão (PP), também pré-candidato a deputado federal em 2026.
Embora admita que há articulações internas para que isso ocorra, o vereador afirmou que ainda não foi consultado formalmente pelo partido e disse não ter recebido ao longo dos últimos anos o reconhecimento esperado.
“Na eleição passada, fiquei na primeira suplência. São quase quatro anos nessa luta, mas nunca fui chamado pelo partido caso houvesse a possibilidade de assumir em Brasília. Nunca fui enxergado como deveria. Agora, as conversas existem, há essa possibilidade, porque existe articulação política. Pensaram que fui a Brasília tratar da suplência, mas não houve essa conversa”, reforçou.
Se o acordo avançar e Jorge Araújo assumir a cadeira na Câmara Federal, o suplente Sandro Bahiense (PP) deve retornar à Câmara Municipal de Salvador.


