Desmanche
Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (14), a Operação Heritage e cumpriu três mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa especializada no roubo de caminhões e cargas em rodovias.

As ações ocorreram na Bahia, nos municípios de Vitória da Conquista e Itapetinga, e em Goiás, na cidade de Itumbiara. As prisões foram realizadas no bairro Brasil, em Vitória da Conquista.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início em abril de 2025, após uma sequência de roubos de veículos pesados e cargas ocorridos na Bahia e no norte de Minas Gerais, em rotas que tinham Vitória da Conquista como destino final.

Os policiais identificaram que um centro automotivo localizado no km 805 da BR-116 servia como base das atividades criminosas. O espaço, pertencente a um homem de 38 anos apontado como líder do grupo, era utilizado para desmanche, adulteração e receptação de caminhões roubados.

Ainda conforme a Polícia Civil, o suspeito possui diversas passagens por receptação, roubo e adulteração de veículos. Parte dos mandados também foi cumprida em um condomínio de alto padrão em Vitória da Conquista, onde integrantes da quadrilha viviam em situação de luxo.

De acordo com as apurações, o grupo atuava principalmente durante a noite. Os criminosos sequestravam os motoristas por curto período, trocavam as placas imediatamente e levavam os caminhões para a região entre Planalto e Vitória da Conquista, onde realizavam o desmanche e a adulteração.

A quadrilha usava veículos de apoio para monitorar alvos e dar suporte logístico às ações. Um Relatório de Inteligência Financeira apontou que o grupo movimentou mais de R$ 10 milhões em um ano, com indícios de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, unidade do Departamento de Investigações Criminais (Deic). Ao todo, 40 policiais civis participaram da ação. Os agentes apreenderam cabines e motores de caminhões, celulares e computadores, que serão encaminhados para perícia.

As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os integrantes da organização criminosa, informou a PC.