Divulgação
Divulgação

Treze atletas do Centro de Referência Paralímpico Bahia (CRPBA), parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Unijorge, participam das Paralimpíadas Escolares 2025, realizadas até 29 de novembro, em São Paulo. Eles integram a maior delegação baiana da história no evento, composta por 28 atletas e uma equipe técnica com profissionais de Educação Física, psicólogos, fisioterapeuta, médico e jornalista. O grupo tem apoio da SUDESB e da Secretaria de Educação.

Nesta edição, a competição bateu recorde com 2.056 jovens inscritos. As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico. Na primeira etapa, de 17 a 22 de novembro, os baianos competem em atletismo e goalball, com destaque para Davi de Jesus e seu atleta-guia, Oto Sampaio.

Delegações e Atletas do CRPBA

De 24 a 29 de novembro, o CRPBA terá representantes em parabadminton, tênis de mesa e bocha paralímpica. Entre os atletas estão Samuel Lucena, Helen Vasconcelos, Luiz Otávio, William Matheus, Ana Luiza, Jonas Gustavo, Gabriel Frota, Carlos Alberto Tauan Nunes, Ryan Aparecido e Kael Santiago.

Inaugurado em 2022, o Centro de Referência atende mais de 100 jovens com deficiência, oferecendo aulas gratuitas no Centro Esportivo Unijorge.

“É uma honra representar a Bahia com a maior delegação já formada, dando visibilidade e experiência a esses jovens talentos”, afirmou o supervisor do CRPBA e chefe da delegação, professor Wilson Brito.