Foto: Reprodução/Vini Simoni
Foto: Reprodução/Vini Simoni

A SBN Running transformou o Centro Histórico de Salvador em um grande palco de ressignificação e ocupação simbólica na quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, ao reunir mais de 500 jovens negros da periferia em uma corrida de rua gratuita.

O percurso, que saiu do Campo Grande, atravessou o Pelourinho e terminou no Mercado Modelo, foi estrategicamente pensado pelo grupo suburbano para romper simbolicamente com o passado de violência que marcou esses espaços.

Segundo a organização, a iniciativa buscou reafirmar que esses locais pertencem à população negra não apenas pela história, mas pelo direito de circular, ocupar, usufruir do lazer e ser vista.

“O corre da Consciência foi ancestral, potente e necessário. Um movimento onde o esporte encontrou a identidade, a cultura e a força da periferia. Colocamos a suburbana no coração do Centro Histórico, celebrando nossa negritude e nosso pertencimento”, afirmou a SBN Running nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Vini Simoni

A corrida, que contou com a colaboração da Olympikus e da Red Bull, também reforçou a prática da corrida de rua como um esporte democrático em contraponto à tendência de elitização crescente da modalidade.

Conheça a SBN Running

Fundada em 2024 pelos amigos Davi Santos e Caíque Ferreira, a SBN Running é um grupo de corrida de rua de Salvador, criado no subúrbio para fortalecer a comunidade, promover a saúde e dar visibilidade à região.

O movimento combina esporte, identidade e resistência, transformando as ruas da cidade em espaços de encontro e superação, para corredores experientes e iniciantes.

Confira: