Foto: Exposição mestre Neguinho do Samba
Foto: Exposição mestre Neguinho do Samba

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um Projeto de Lei que altera o nome da Praça das Artes, Cultura e Memória, localizada no Pelourinho, em Salvador.

Pelo texto protocolado nesta segunda-feira (24), o espaço passaria a se chamar Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, em homenagem ao criador do samba-reggae e um dos fundadores do Olodum, Neguinho do Samba.

Na justificativa, Jerônimo afirma que a mudança reconhece a trajetória do músico e seu impacto na construção da identidade cultural de Salvador e da Bahia.

“A medida busca reconhecer e perpetuar a trajetória artística e sociocultural do Mestre Neguinho do Samba, cuja obra marcou de forma decisiva a identidade cultural de Salvador e da Bahia. Morador do Pelourinho e protagonista do movimento criativo que revitalizou o bairro, o artista deixou um legado de inovação, representatividade e valorização da cultura afro-baiana”, disse o governador.

O projeto foi enviado à Assembleia com solicitação de tramitação em regime de urgência. Com isso, se a urgência for aprovada pelos deputados no plenário, a proposta não precisará passar pelas comissões temáticas da Casa. 

Saiba mais

Antônio Luís Alves de Souza, o Neguinho do Samba, nasceu em 21 de junho de 1955, em Salvador, e é reconhecido como um dos maiores artistas da música brasileira. Ele morreu aos 54 anos, em 31 de outubro de 2009.

Na década de 1970, tornou-se diretor de bateria e compositor do Ilê Aiyê, onde atuou por 11 anos e participou da fundação do bloco.

O reconhecimento nacional veio em 1986, com o sucesso de “Faraó”, do Olodum, uma das músicas mais emblemáticas do carnaval de Salvador.