
Moradores do Bairro da Paz e de Canabrava participaram de um desfile de moda sustentável em celebração ao mês da Consciência Negra. O evento aconteceu na tarde de sexta-feira (28).
Intitulado de ‘Moda Sustentável & Identidade na Consciência Negra’, o desfile aconteceu na Estação de Metrô do Bairro da Paz e reuniu dezenas de moradores das duas comunidades. Aproximadamente, 30 pessoas negras passaram pelo tapete vermelho instalado no local. Dentre os participantes estavam crianças, jovens e idosas de todas as idades e gênero.
O evento foi um lembrete de resistência e de enaltecimento da beleza negras dos dois bairros. Os modelos usaram looks produzidos com sobras de tecidos, como jeans. Além disso, a equipe utilizou outros materiais, como lacres de latinhas, papelão e cacos de CDs para criação dos modelitos.
Dentre os participantes estava o estudante do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos e modelo profissional, Thiago Noronha, de 17 anos. Morador do Bairro da Paz, ele comentou que pessoas negras fazem história quando ocupam espaços que antes lhes eram negados.
“A cada passo eu senti o peso e o orgulho de quem veio antes de mim, de quem lutou para que eu pudesse estar ali, sendo visto respeitado e celebrado. Não foi só um desfile, foi resistência. Foi representatividade. Foi sustentar no corpo a força de um povo que nunca desiste, mesmo quando dizem que aquele lugar não é para a gente”.
O Desfile de Moda Sustentável & Identidade na Consciência Negra foi realizado pelo Cras, Conselho de Moradores do Bairro da Paz, Coletivo Viver Mais e pela Produtora Cultural Cristiana Santos.


