
Depois de vencer o Sport por 2 a 0 pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Rogério Ceni pediu “personalidade e culhão” aos jogadores do Bahia para que o time consiga a vaga direta para fase de grupos da Libertadores de 2026. O comandante tricolor concedeu entrevista coletiva após o apito final, na noite desta quarta-feira (3).
Com o triunfo, o Bahia subiu para 6ª colocação, com 60 pontos. Assim, precisa que o Botafogo não vença o Cruzeiro, nesta quinta-feira (4), para manter a posição ao final da rodada. Além disso, o Esquadrão encerra a temporada no domingo (7), diante do Fluminense, no Maracanã, com a obrigação de vencer para buscar o G-5 (zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores).
Para Ceni, além do fator histórico, a classificação direta do Bahia representará o equilíbrio entre a disputa de uma competição de alto nível, com a realização de menos jogos no ano. Isso porque em 2025, a equipe sofreu com o calendário apertado e vai terminar a temporada com 80 partidas disputas.
“Eu chamo eles [os jogadores] para conversar e relembro todos os dias a diferença que é classificar direto para fase de grupos ou pré-Libertadores. Eu lembro todo dia da importância de acabar em 5º, de voltar a jogar Libertadores em abril, talvez em um pote 3. Vou relembrar eles no sábado e se eles tiverem personalidade e culhão, quem sabe a gente ganhe”, pediu Ceni.
Oscilação das campanhas como mandante e visitante
Além disso, para vencer o Fluminense e conquistar a vaga no G-5, o Bahia terá que superar a oscilação entre as campanhas como mandante e visitante. Enquanto na Fonte Nova o Tricolor tem a 2ª melhor campanha do Brasileirão como mandante, atrás somente do Flamengo, fora de casa o time venceu apenas três jogos dos 18 já disputados.
“Trabalhar e jogar de igual para igual. Precisamos vencer, o empate não nos garante nada. Temos que recuperar os jogadores e tentar pressionar o adversário, diferente do que foi na Copa do Brasil. Não podemos ter um comportamento como aquele. A chance que temos é vencer. Tentar ter uma postura diferente do que foi o último jogo contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, para ter uma esperança pelo 5º lugar”, disse Rogério.


