Foto: Divulgação / PS Notícias
Foto: Divulgação / PS Notícias

Durante participação nos festejos de Santa Bárbara, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, criticou a atual situação da Baixa dos Sapateiros e pediu mais atenção da prefeitura para a região.

Em entrevista ao PS Notícias, a edil destacou a importância histórica da área e o trabalho que vem sendo feito junto à comunidade. Ela afirmou que dialoga com comerciantes, moradores e artesãs que ainda resistem na região.

“A Baixa dos Sapateiros foi uma artéria comercial muito importante na década de 50. A Prefeitura tem um projeto de revitalização do Centro Histórico, mas não está olhando para a Baixa dos Sapateiros. Já fiz uma audiência pública e temos um grupo formado para cobrar atenção da prefeitura e do governo do Estado para a região”, explicou a vereadora.

Aladilce ressaltou que mudanças no comércio e na mobilidade contribuíram para o esvaziamento da área. “Tivemos crescimento do comércio em outros bairros e a retirada das linhas de transporte, o que esvaziou a Baixa dos Sapateiros e fez muitas casas fecharem. Estamos discutindo com a comunidade e com órgãos públicos formas de revitalizar a região. Não podemos deixar essa área da cidade morrer, porque é tradicional e faz parte do centro antigo de Salvador que precisa ser preservado”, disse.

A vereadora também lembrou a importância histórica do local, citando casas históricas e espaços culturais, como a residência onde morou Carlos Marighella e antigos cinemas da região. “É preciso que os poderes públicos olhem para cá. Nosso mandato está provocando isso. Mas, enfim, Santa Bárbara que toma conta e Iansã que nos protege”, finalizou.