
Mais de 200 botijões de gás que seriam comercializados de forma irregular em Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado, foram apreendidos nesta segunda-feira (15) durante uma operação da Polícia Civil (PC-BA).
De acordo com a Polícia Civil, denúncias anônimas sobre a venda ilegal do produto fizeram com que os agentes chegassem aos principais pontos de venda.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram identificados depósitos clandestinos onde os botijões eram armazenados e vendidos sem autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Também não estavam sendo cumpridas as normas de segurança exigidas.
As cargas eram mantidas tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais de outros ramos, situados em áreas habitadas e com grande circulação de pessoas, o que representava risco à população.
Ainda segundo a PC, a prática é enquadrada como crime contra a ordem econômica, cuja pena pode variar de um a cinco anos de detenção.
Durante a operação, quatro homens foram conduzidos à unidade policial, ouvidos e liberados. Eles foram indiciados e vão responder a inquérito policial. OsAo todo, 204 botijões foram apreendidos e encaminhados para um revendedor autorizado, que ficará como fiel depositário do material até decisão judicial.
A operação foi coordenada pela 2ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, com apoio da Delegacia de Homicídios do município, da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e do Grupo de Apoio Tático à Investigação do Sudoeste.


