Foto: Bruno Concha/ Secom PMS
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta sexta-feira (19), as obras do primeiro Centro Comunitário pela Vida (Convive) do Brasil, equipamento voltado à prevenção da violência, à redução da criminalidade e à promoção da cultura da paz.

O complexo será implantado na Rua do Paquistão, ao lado da estação de metrô e do terminal rodoviário de Pirajá, reunindo uma estrutura integrada de serviços de educação e tecnologia, esportes e lazer, saúde e bem-estar, cultura, qualificação profissional, geração de renda, proteção de direitos, cidadania e assistência social.

Entre as instalações previstas estão uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, consultórios médico, odontológico e psicológico, auditório, biblioteca, salas multiuso para qualificação profissional e para aulas de dança, de judô, jiu-jitsu, além de laboratório de informática, unidade do Cras e parque infantil. As obras terão investimento de R$ 10,3 milhões e contam com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante a assinatura da ordem de serviço para a construção, o prefeito Bruno Reis destacou que a capital baiana foi uma das 30 cidades do país a ser selecionada para implantação do Convive, além de ser a primeira a dar início ao projeto.

“Mais uma vez, Salvador mostra sua capacidade de gestão e é a primeira cidade do Brasil a iniciar a obra. Daqui a 12 meses, estaremos de volta para inaugurar esse equipamento que será importantíssimo. Com ele, a Prefeitura, em parceria com governos federal e do estado, dará sua contribuição no enfrentamento à violência, porque aqui vai proporcionar à juventude oportunidades, seja no esporte, na cultura ou na formação profissional”, afirmou Bruno Reis.

A região de Pirajá foi escolhida com base em critérios técnicos, levando em conta o perfil socioeconômico do território. O Convive terá área total de 10 mil metros quadrados e deve atender prioritariamente moradores em situação de vulnerabilidade e risco social de bairros como Mata Escura, Jardim Santo Inácio, Calabetão, Marechal Rondon, Campinas de Pirajá, São Caetano, Pirajá, Valéria, entre outros, que somam mais de 490 mil habitantes.