Foto: Luana Neiva/PS Notícias
Foto: Luana Neiva/PS Notícias

Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado Rosemberg Pinto (PT) afirmou, nesta segunda-feira (22), em entrevista coletiva, que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, deve ser candidato a governador em 2026 como meio de salvar o próprio grupo político.

Durante a conversa com a imprensa, o petista foi questionado sobre a indefinição do nome que vai figurar na oposição nas próximas eleições estaduais. Segundo Rosemberg, o perfil do líder do União Brasil não suporta subordinação.

“Se ele não é candidato, ele destrói o grupo dele, porque ele sofreu uma perda muito grande com a desistência dele para Zé Ronaldo. E agora, se ele desmonta isso, destrói o grupo dele, e quando há destruição do grupo dele, significa a construção de um novo grupo a partir dessas representações que é tudo que ele não quer. Ele não foi forjado para ser subordinado a nada, nem dialogar com ninguém. Então, para ele será uma dor grande ter alguém que possa superá-lo do ponto de vista da representação desse grupo. Ele não tem muito o que fazer. Ele tem que ir para a disputa, é a salvação do grupo dele e dele”, avalia o deputado estadual.

Ainda segundo Rosemberg Pinto, outra alternativa para Neto seria sair candidato a deputado federal, como forma de maior projeção do grupo nacionalmente, mas levanta uma ressalva: “Uma candidatura dele a deputado federal, construída com essa turma dele, poderia inclusive alavancar uma potencialidade para a cena política nacional, mas mesmo assim, é muito difícil ele convencer as pessoas”.

Veja também: ACM Neto é candidato ou não? Líder da oposição na Alba abre o jogo sobre 2026