
O diretor da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alysson Carvalho, avaliou de forma positiva as ações realizadas durante o Festival Virada Salvador. Além disso, comentou as alterações feitas ao longo do evento após reclamações de ambulantes.
Em entrevista ao PS Notícias, Alysson destacou que a festa funciona como um grande teste para o Carnaval. Assim, o evento permite ajustes em tempo real a partir do diálogo com os trabalhadores. Segundo ele, medidas adotadas ao longo do ano facilitaram o acesso dos ambulantes ao evento.
“A avaliação da nossa secretaria é muito positiva. Tudo o que a gente vem fazendo ao longo de todo o ano, desde o cadastramento virtual, eliminou aquelas filas que a gente costumava ver, com pessoas passando meses tentando a licença”, afirmou.
Durante o festival, a Prefeitura também implementou uma série de ações voltadas à melhoria das condições de trabalho dos ambulantes. Entre as medidas adotadas, está o funcionamento de um restaurante popular dentro da arena, com alimentação gratuita das 11h às 14h e cartão de transporte para deslocamento gratuito. Além disso, também foram oferecidos isenção de taxas e a distribuição de kits de higiene e de trabalho, que passaram a incluir caixa térmica com cadeado.
“O ambulante teve a oportunidade de se alimentar de maneira gratuita dentro da própria arena. Também ofertamos cartão de transporte para que ele pudesse ir e voltar para casa sem custo, além de isenção de taxas e kits de trabalho”, destacou.
Críticas e escuta ativa dos ambulantes
Sobre as críticas relacionadas às mudanças nas saídas do evento, que teriam impactado o fluxo de público em determinadas áreas, o diretor explicou que as decisões são tomadas de forma integrada, com base em avaliações técnicas e de segurança.
“Essa avaliação é feita em conjunto, ouvindo os órgãos da Secretaria de Segurança Pública, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a própria organização do evento, através da Saltur, para garantir maior fluidez e mobilidade na entrada e saída do público”, explicou.
Alysson ressaltou ainda que a escuta dos ambulantes acontece de forma contínua, por meio da atuação da Ouvidoria Geral do Município, que realiza entrevistas diárias com os trabalhadores dentro da arena.
“Todos os dias essas pessoas são entrevistadas pelos nossos ouvidores e nós recebemos esse feedback, mostrando aquilo que a gente pode melhorar”, afirmou.
Festival Virada Salvador 2026
O Festival Virada Salvador 2026 teve início no último sábado (27) e e encerra nesta quarta-feira (31). Assim, a contagem regressiva para a chegada de 2026 será comandada pela cantora Ivete Sangalo. Além da artista, outros nomes de peso passam pelo palco principal do evento, realizado na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio.
Confira a grade completa:
- Xanddy Harmonia;
- Jorge & Mateus;
- Ivete Sangalo;
- Mari Fernandez;
- Manu Bahtidão;
- Timbalada.


