
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), apresentou nesta quarta-feira (31) o balanço parcial dos quatro dias do Festival Virada Salvador 2026. O evento está acontecendo desde o último sábado (27), na Arena O Canto da Cidade, na orla da Boca do Rio.
Ao comentar a realização de um evento de grande porte, Bruno Reis afirmou que a expectativa da gestão é garantir que a festa aconteça sem ocorrências graves.
“Deve ser fácil o tamanho da preocupação que é um evento dessa magnitude, com tanta gente, e a gente fica torcendo, pedindo a Deus para que dê tudo certo, para que não ocorram problemas”, afirmou.
De acordo com o prefeito, o público registrado nos últimos dias foi expressivo e a expectativa para o encerramento da festa é ainda maior.
“Tivemos no terceiro dia um público de 190 mil pessoas e de ontem 201 mil pessoas. A nossa expectativa hoje é que possamos passar da casa de 250 mil pessoas. Só pela chegada aí, já dá para ver que hoje vai ter muita gente. Espero que o espaço comporte tanta gente”, disse.
Balanço das ações realizadas no evento
Na área da saúde, Bruno Reis informou que, nos últimos dois dias, foram contabilizados 433 atendimentos, a maioria de casos clínicos e sem gravidade. O prefeito também apresentou dados relacionados à fiscalização sanitária e à proteção de crianças e adolescentes.
“Tivemos aí 243 ações de fiscalização da Vigilância Sanitária, conferindo os produtos que estão sendo comercializados. Identificamos 3.885 crianças com pulseiras de segurança”, afirmou.
Sobre a segurança pública, o gestor avaliou o evento como tranquilo e destacou a atuação das forças policiais.
“Na área que se refere ao trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar, quem ontem esteve aqui viu um evento muito bem policiado. Tivemos um ou outro caso de furtos de celulares, mas sem maiores problemas na área de segurança”, salientou.
Na limpeza urbana e na inclusão social, Bruno Reis informou que já foram coletadas 150 toneladas de resíduos durante o evento e que 334 catadores cadastrados atuaram na festa, com a realização de 186 bonificações. Além disso, o prefeito destacou ainda as ações sociais desenvolvidas ao longo dos dias de programação, com foco no combate ao trabalho infantil e na inclusão de pessoas com deficiência e idosos.
“Distribuímos já um total de 5.600 refeições e fizemos mais de 2.900 abordagens no que se refere a evitar casos de trabalho infantil. No Mirante Acessível já passaram mais de 200 pessoas com deficiência e 154 pessoas idosas”, relatou.
Em relação ao trânsito, Bruno Reis afirmou que não houve registro de acidentes e apresentou os números das ações de fiscalização da Lei Seca. Dessa forma, segundo ele, 660 condutores foram abordados e 55 cometeram infração.
Por fim, o prefeito ressaltou que os dados apresentados se referem aos quatro primeiros dias de festa. Além disso, destacou que o último dia deve concentrar o maior público.
“Esses são os números que nós trazemos nesses quatro dias de festa. É óbvio que hoje é o dia de dar mais gente”, concluiu.


