ferry-boat
Foto: Rodrigo Mantoan/Divulgação

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (9), o aviso de licitação para a aquisição de um novo ferry-boat para o transporte de passageiros e veículos entre Salvador e Itaparica. O investimento previsto é de R$ 90,9 milhões.

A embarcação deverá ter capacidade mínima de 800 passageiros e 130 veículos, e a expectativa é que, após os prazos legais da licitação, o contrato seja assinado ainda no primeiro semestre de 2026. A abertura das propostas está marcada para o dia 10 de fevereiro, às 10h, no site de licitações do Banco do Brasil.

O Sistema Ferry-Boat, atualmente administrado pela Internacional Travessias, conta com uma frota de sete embarcações: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Pinheiro.

Nos últimos dois anos, o governo da Bahia enfrentou duas tentativas frustradas de adquirir novas embarcações para o sistema. Em agosto do ano passado, a Seinfra contratou a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) para prestar consultoria técnica especializada voltada à contratação de estaleiros ou empresas interessadas em fornecer os ferries. O contrato da Emgepron, vinculada ao Ministério da Defesa, foi firmado pelo valor de R$ 1,171 milhão, com duração de 16 meses.

O edital foi elaborado com acompanhamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Ministério Público da Bahia (MPBA) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além da consultoria técnica da Emgepron, que acompanhará todo o procedimento licitatório e a execução do contrato até o recebimento definitivo da embarcação.