Veja o resumo da noticia

  • Salvador registra aumento expressivo de resgates por afogamento no início de 2026, com destaque para o primeiro final de semana.
  • O número de pessoas perdidas nas praias mais que dobrou em comparação com todo o mês de janeiro do ano anterior.
  • A Salvamar atribui o aumento da incidência de afogamentos à maior concentração de pessoas nas praias devido à onda de calor.
  • A Coordenadoria intensificou a atuação de salva-vidas e a distribuição de pulseiras de identificação infantil nas praias.
Foto: Divulgação / 4º BBM
Foto: Divulgação / 4º BBM

Salvador registrou quase 80 casos de resgates por afogamento nos primeiros dias de 2026. Segundo dados da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), foram 57 ocorrências de afogamento, sendo 20 deles no primeiro final de semana do ano.

Além disso, foram 24 pessoas perdidas nas praias. O número equivale a mais que o dobro dos casos de resgate registrados durante todo o mês de janeiro de 2025, quando houve o registro de 34 ocorrências.

A Salvamar acredita que o aumento se deu devido a presença de mais pessoas na praia, decorrente a onda de calor.

Medidas de proteção

Durante o verão, o órgão afirma ter intensificado a presença de salva-vidas, que atuam em diversos postos espalhados pelas praias da capital baiana, através de rodas intensivas e ostensivas.

A Salvamar também realiza a distribuição de pulseiras de identificação nas praias para crianças, especialmente em Piatã.