Veja o resumo da noticia
- Estratégias de segurança, saúde e hidratação são montadas para a Lavagem do Bonfim, tradicional festa popular de Salvador que acontecerá na próxima quinta-feira.
- Fiéis terão pontos de hidratação nos 8 km do percurso, com 100 mil copos de água da Embasa distribuídos pelo Corpo de Bombeiros.
- O Corpo de Bombeiros implementará um esquema especial de prevenção e resposta com 174 militares atuando no evento.
- A estrutura de segurança inclui Postos de Comando e Postos Elevados de Observação em pontos estratégicos do percurso.
- Sete viaturas estarão posicionadas para agilizar o atendimento a ocorrências, das 5h às 20h, na Colina Sagrada.

Uma das principais festas populares de Salvador, a Lavagem do Bonfim acontecerá na próxima quinta-feira (15). Com a proximidade do evento, estratégias relacionadas a segurança e saúde começam a ser montadas.
Nesta edição, os fiéis contarão com pontos de hidratação durante todo o percurso dos 8 KM, que sai da região do Comércio em direção à Colina Sagrada, no bairro do Bonfim. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) disponibilizou pelo menos 100 mil copos biodegradáveis de água tratada, que serão entregues pelo CBMBA durante o cortejo do Senhor do Bonfim.
Confira pontos de hidratação:
- Ponto 01 – Em frente ao Trapiche Barnabé
- Ponto 02 – Mercado do Peixe
- Ponto 03 – Corpo de Bombeiros na Calçada
- Ponto 04 – Canteiro do Largo de Roma
- Ponto 05 – Igreja do Bonfim
Esquema especial
Além disso, o Corpo de Bombeiros vai estar com um esquema especial de prevenção e resposta durante a tradicional Lavagem do Bonfim. Segundo o órgão, a operação vida oferecer mais segurança aos fiéis, turistas e trabalhadores que participam da caminhada.
Ao todo, 174 bombeiros militares vão estar empregados na ação, com atuação distribuída ao longo de todo o percurso. A estrutura vai contar com quatro Postos de Comando de Bombeiros (PCBOMs) e 14 Postos Elevados de Observação (PEOs), posicionados em pontos estratégicos para garantir ampla visibilidade e resposta rápida em caso de urgências e emergências.
Além disso, sete viaturas estarão em locais de fácil acesso e com trânsito seguro, permitindo maior agilidade no atendimento a ocorrências como mal súbito, quedas, princípios de incêndio ou outras situações que demandem intervenção imediata. A operação se inicia às 5h da manhã e seguirá até as 20h, acompanhando todo o deslocamento dos participantes e a concentração final na Colina Sagrada.


