
Com Guilherme Boulos fora da disputa eleitoral, o PSOL lançará Natália Szermeta, esposa do ministro da Secretaria-Geral, como candidata à Câmara dos Deputados por São Paulo, na tentativa de manter a bancada do partido no estado.
Na eleição passada, Boulos se destacou como o deputado federal mais votado de São Paulo, com mais de um milhão de votos, superando nomes de peso do PL, como Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli.
A análise interna do partido indica que parte significativa do eleitorado de Boulos poderá migrar não apenas para Szermeta, mas também para as atuais deputadas federais Erika Hilton e Professora Luciene, reforçando a bancada do PSOL no estado.
Novo ministro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou em outubro, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), de 42 anos, como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, pasta responsável pela relação do governo com os movimentos sociais.
Boulos substitui o ex-deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023. Nos próximos dias, as equipes de Macêdo e Boulos farão a transição técnica do ministério.
A escolha do novo ministro visa estreitar o diálogo com os movimentos sociais, já pensando na eleição presidencial de 2026. Boulos construiu sua trajetória como uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).


