Veja o resumo da noticia

  • Salvador e RMS registram 87 tiroteios em dezembro de 2025, resultando em 77 vítimas de violência armada, incluindo 62 mortos e 15 feridos, conforme dados do Instituto Fogo Cruzado.
  • Ações policiais respondem por 42,5% dos tiroteios, com 16 mortos e 3 feridos, representando 25,8% das mortes e 20% dos feridos no período.
  • O levantamento destaca mortes em automóvel, bares e eventos, além de registro de bala perdida, chacinas e encontro de cadáveres na região.
  • Houve um aumento de 200% no número de idosos atingidos pela violência armada em relação a dezembro de 2024, com 2 mortos e 1 ferido.
  • Salvador lidera o número de ocorrências com 64 tiroteios, 41 mortos e 13 feridos, seguida por Camaçari, Simões Filho, Candeias e Dias d’Ávila.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Salvador e Região Metropolitana fecharam o mês de dezembro de 2025 com um saldo preocupante relacionado à violência armada. No total, foram registrados 87 tiroteios, que resultaram em 77 vítimas, sendo 62 pessoas mortas e 15 feridas, de acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, divulgados nesta quarta-feira (14).

Segundo o levantamento, a maioria das ocorrências esteve relacionada à atuação policial. Do total de tiroteios, 37 aconteceram durante ações e operações das forças de segurança, o que representa 42,5% dos casos.

Nessas situações, 16 pessoas foram mortas e três ficaram feridas, concentrando 25,8% das mortes e 20% dos feridos contabilizados em dezembro.

Entre os destaques apontados no levantamento estão uma pessoa morta dentro de um automóvel, além de duas mortes e um ferido em bares, bem como duas mortes registradas durante eventos. O mês também registrou uma pessoa ferida por bala perdida, além de três pessoas mortas em chacinas e três casos de encontro de cadáver.

Ocorrências com idosos aumentaram

Um dado que chama atenção no fechamento do ano é o número de idosos entre as vítimas. Em dezembro, a violência atingiu três pessoas da terceira idade, sendo que duas morreram e uma ficou ferida, número 200% maior do que o registrado no mesmo mês de 2024, quando um idoso morreu. A presença dessas vítimas reforça que a violência armada alcança também quem está em situações de maior vulnerabilidade.

Um caso de destaque foi no dia 30 de dezembro, no bairro de Castelo Branco, em Salvador, que resultou na morte de duas idosas durante um ataque armado sobre rodas. Uma delas, mãe de um soldado lotado no Batalhão Gêmeos, morreu no local.

Mapa de violência de Salvador e RMS

  • Salvador: 64 tiroteios, 41 mortos e 13 feridos
  • Camaçari: 10 tiroteios, 10 mortos e 2 feridos
  • Simões Filho: 8 tiroteios e 6 mortos
  • Candeias: 3 tiroteios e 3 mortos
  • Dias d’Ávila: 2 tiroteios e 2 morto