Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues
Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues

Jair Bolsonaro (PL) tem imagem negativa para 53% dos eleitores brasileiros que o conhecem, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (16). O levantamento revela ainda que 41% dos entrevistados têm imagem positiva do ex-mandatário, enquanto 6% afirmaram não o conhecer.

A rejeição a Bolsonaro é mais acentuada na região Nordeste, onde 67% dos eleitores avaliam sua imagem de forma negativa, contra apenas 24% que têm percepção positiva.

Já o melhor desempenho do ex-presidente aparece na região Sul do país. Nesse recorte, 58% dos eleitores afirmam ter uma imagem positiva de Bolsonaro, enquanto 39% o avaliam negativamente.

Os dados evidenciam a forte polarização regional em torno do ex-presidente, que segue como uma das principais figuras do cenário político nacional, mesmo após o fim de seu mandato.

A Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas, em entrevistas presenciais, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00835/2026.