Foto: Mariana Raphael/MEsp
Foto: Mariana Raphael/MEsp

A partir da próxima segunda-feira (19), atletas de todo o país poderão se candidatar ao novo ciclo do Programa Bolsa Atleta. Divulgado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (16), o edital estabelece que as inscrições seguem abertas até o dia 6 de fevereiro de 2026.

Dessa forma, os interessados devem realizar todo o procedimento de forma virtual, por meio do sistema oficial disponibilizado pelo Ministério do Esporte. Na plataforma, o candidato deverá enviar as declarações e os documentos exigidos para a participação no processo seletivo.

O benefício é dividido em diferentes categorias, que contemplam diversos níveis de desempenho esportivo. Assim, o programa inclui atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos, além das modalidades de base, estudantil, nacional e internacional.

Neste ciclo, o Ministério do Esporte irá avaliar os resultados esportivos alcançados pelos atletas em competições oficiais realizadas ao longo do ano de 2025.

A previsão é que o órgão divulgue a primeira lista de atletas contemplados a entre os dias 23 e 27 de março. Além disso, o cronograma prevê prazo para complementação de documentos, interposição de recursos e divulgação da lista final até o fim de abril.

Como se Inscrever no Programa Bolsa Atleta

No edital, os atletas podem conferir detalhes de todas as etapas do processo seletivo. Entre elas estão a inscrição no Sistema Bolsa Atleta, a análise documental e os critérios de prioridade conforme a disponibilidade orçamentária. Também constam informações sobre a assinatura do Termo de Adesão e o pagamento das parcelas mensais do benefício.

O Programa Bolsa Atleta é considerado um dos maiores mecanismos de apoio financeiro ao esporte de alto rendimento no mundo. Assim, o benefício garante pagamentos mensais aos atletas selecionados pelo prazo de até um ano.