sete mortes em ipiaú
Reprodução

Sete pessoas foram assassinadas em diferentes bairros da cidade de Ipiaú, no sul da Bahia. Os crimes ocorreram entre a noite de sexta-feira (16) e o domingo (18), e a maioria das vítimas foi executada dentro de casa. Os crimes teriam relação entre uma disputa pelo tráfico de drogas envolvendo o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

O primeiro homicídio foi registrado por volta das 21h30 de sexta-feira, no bairro Euclides Neto, quando Nerivaldo Santos Damascena Barbosa, de 20 anos, foi baleado a poucos metros de casa. Na madrugada de sábado (17), Valmir Santos da Cruz, de 35 anos, foi morto após criminosos invadirem sua residência, no bairro Santana. Ainda no sábado à noite, Gentil Fróis de Oliveira, de 36 anos, foi executado dentro de casa, na região central.

Os crimes continuaram no domingo (18). De madrugada, Vinícius Costa da Silva, de 26 anos, foi morto dentro do próprio quarto, no bairro Euclides Neto. Horas depois, Iago Lima dos Santos, de 20 anos, foi assassinado próximo a um bar, na Praça de Eventos Álvaro Jardim. À tarde, Edmarques Batista dos Santos, de 26 anos, foi morto a tiros no bairro Dois de Dezembro. À noite, um adolescente de 15 anos foi perseguido e assassinado na casa de um vizinho, novamente no bairro Euclides Neto.

Investigação policial em Ipiaú

Após a sequência de crimes, a Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira (19), uma reunião estratégica para alinhar ações integradas de combate aos crimes violentos letais intencionais em Ipiaú. O encontro reuniu representantes do Gabinete do Delegado-Geral, do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e das forças de segurança.

As ações vão reforçar a atuação da Delegacia Territorial de Ipiaú, responsável pela investigação de sete homicídios registrados no município. Segundo a Polícia Civil, os crimes estão relacionados a um rompimento interno entre integrantes de um grupo criminoso que atua na cidade.

Prisões e apreensões

No bairro Euclides Neto, três homens, de 19, 20 e 31 anos, foram presos em flagrante pelo homicídio de Nerisvaldo Santos Damascena Barbosa, de 20 anos. Eles confessaram o crime e indicaram o local onde estavam enterradas duas armas de fogo. No local, foram apreendidos dois revólveres, calibres .38 e .32, além de munições e celulares.

Ainda no mesmo bairro, um homem de 33 anos foi preso em flagrante pelo homicídio do adolescente Ítalo Ravi Alves Cordeiro, de 15 anos. Um segundo suspeito já foi identificado e segue foragido.