Veja o resumo da noticia
- O bloco afro Ilê Aiyê realiza ensaio geral no Pelourinho, apresentando uma prévia do Carnaval com a Band’Aiyê e convidados.
- O tema do Carnaval deste ano é a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá, valorizando ancestralidade.
- O ensaio antecipa a narrativa do Ilê Aiyê sobre a conexão Bahia-Rio, reafirmando o Carnaval como espaço de educação.
- A Deusa do Ébano 2025 se despede, preparando o palco para a apresentação da nova Deusa do Ébano 2026 no Carnaval.

Em clima de aquecimento para o seu 52º Carnaval, o bloco afro Ilê Aiyê realiza seu último Ensaio Geral no próximo sábado (31), na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho, em Salvador. A partir das 20h, a anfitriã Band’Aiyê e convidados sobem ao palco para apresentar ao público uma prévia da energia que o bloco afro leva do Curuzu até a avenida.
Inspirado pelo tema do Carnaval deste ano, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, o ensaio já antecipa a narrativa que o Ilê Aiyê vai trazer para as ruas sobre a valorização da ancestralidade, da memória e da conexão entre Bahia e Rio de Janeiro.
Ao celebrar a herança afro-indígena de Maricá, o bloco reafirma o Carnaval como espaço de educação, resistência e afirmação identitária. No local música, estética e território se entrelaçam como linguagem política e cultural.
Transição de Deusas do Ébano
A noite também terá a presença da Deusa do Ébano 2025, Lorena Bispo, que entrega o posto para a recém-eleita, Carol Xavier. A última performance de Lorena simboliza a continuidade de um legado que atravessa gerações.
Os ingressos estão sendo vendidos por R$120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia), no 1º lote, através do site MeuBilhete ou sede do Ilê Aiyê.


