Veja o resumo da noticia
- NAM Atlântico em Salvador: visitação gratuita do maior navio de guerra da América Latina no domingo, como parte da Operação Aspirantex 2026 da Marinha do Brasil.
- Capitão José Paulo detalha a comissão da esquadra, com saída do Rio em 10 de janeiro e retorno previsto para o dia 30.
- Visitação pública no Porto de Salvador: acesso por ordem de chegada, das 10h30 às 16h, com entrada gratuita.
- Oportunidade de conhecer o navio, ver helicópteros e entender as capacidades da embarcação, segundo o Capitão.
- Dimensões e capacidade do NAM Atlântico: 203 metros, quase mil militares, e grande volume de refeições diárias.
- Características impressionantes: capacidade para operar com até 7 helicópteros no convés e transportar mais 16.

O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico já atracou em Salvador e abrirá para visitação gratuita neste domingo (25). A ação faz parte da programação da Operação Aspirantex 2026, promovida pela Marinha do Brasil.
Em entrevista ao programa Ligação Direta, da rádio Salvador FM, nesta sexta-feira (23), o Capitão de Mar e Guerra (CMG) da Marinha do Brasil, José Paulo, informou deu detalhes da ação.
“É uma comissão onde estão envolvidos diversos meios da esquadra. Nós saímos do Rio de Janeiro no dia 10 de janeiro e voltaremos no dia 30. Nesse final de semana estamos atracados aqui no Porto de Salvador, onde haverá uma visitação pública no próximo domingo, de 10 às 16 horas, totalmente de graça”, explicou.
Como visitar?
O acesso ao equipamento acontecerá das 10h30 às 16h, por ordem de chegada, numa fila que será formada fora do Porto.
No local, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o navio, ver três helicópteros que estarão no navio e entender as potencialidades da embarcação.
“Ele mede 203 metros como se fosse um prédio de 70 andares de comprimento 39 metros para cima da como se fosse um prédio de 13 andares Eu estou com 953 militares a bordo, ou seja, quase mil militares. É uma cidade. A gente faz 4 mil refeições por dia, consome uma tonelada de proteína por dia. É um navio de números superlativos. Ele pesa 20 mil toneladas. Ele pode operar com 7 helicópteros aqui no convés de voo e levar mais 16 no hangar. Então, realmente, é um navio imponente”, detalhou José.
*Com informações da repórter Daniela Prata


