Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Olavo Noleto, atual secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, como futuro ministro das Relações Institucionais, substituindo Gleisi Hoffmann, que deixará o governo para disputar uma vaga no Senado.

Antes de chefiar o Conselhão, como o órgão é conhecido, Noleto atuou como secretário-executivo das Relações Institucionais durante o ministério de Alexandre Padilha e chegou a comandar a pasta temporariamente em determinados momentos.

O futuro ministro possui longa trajetória na administração pública. Entre 2009 e 2015, foi secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, nos governos Lula e Dilma Rousseff. De 2015 a 2016, ocupou o cargo de secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social do Planalto.

Além da experiência federal, Noleto também trabalhou em administrações municipais, incluindo as prefeituras de Maricá (RJ), Aparecida de Goiânia (GO) e Goiânia (GO), e integrou conselhos de estatais, como a Transpetro e a EBC.