
Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) autorizaram, por unanimidade, a abertura de inquérito policial para investigar José Germano Soares de Santana, ex-prefeito de Ribeira do Amparo.
A Corte eleitoral atendeu a um pedido do Ministério Público Eleitoral, que apura irregularidades supostamente praticadas pelo então prefeito José Germano e pelos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, Lourival Higino da Silva e Antônio Jorge Cerqueira Júnior, respectivamente, nas eleições de 2024.
O gestor foi denunciado por ter distribuído lotes em ano eleitoral “sem o devido respaldo em programa habitacional público constituído e transparente”.
Doação de área pública
A denúncia chegou ao Ministério Público Eleitoral após uma representação protocolada pelo diretório municipal do MDB. O partido afirmou que ocorreu a distribuição de terrenos na região de Barrocas sem o devido cadastramento prévio de beneficiários ou implementação de um programa habitacional.
Além disso, o denunciante informou que algumas pessoas iniciaram construções na área pública doada entre maio e julho de 2024. Na ocasião, o prefeito teria emitido títulos de posse em favor dos beneficiários, o que seria proibido pela legislação eleitoral.
Os magistrados do TRE-BA autorizaram a investigação policial contra o ex-gestor com base no relatório da desembargadora eleitoral Maízia Seal Carvalho.


