
A Polícia Militar da Bahia preparou um esquema especial de segurança para a tradicional Festa de Iemanjá 2026. O evento acontece na segunda-feira, 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ao todo, 786 policiais militares atuarão no evento, que anualmente reúne cerca de um milhão de pessoas entre devotos, moradores e turistas.
O planejamento operacional tem início ainda na madrugada do domingo (1º), com a guarda das oferendas e organização da fila dos presentes. Assim, as ações seguem até a completa dispersão do público, no fim da noite de segunda-feira. Todo o emprego do efetivo foi definido a partir de análises técnicas e levantamento de cenários realizados previamente.
Esquema de segurança e policiamento
A 12ª CIPM vai coordenar o policiamento com supervisão do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPRC-A). Dessa forma, equipes especializadas acompanham em tempo real o fluxo de pessoas, a dinâmica dos acessos e possíveis situações de risco.
Nos principais acessos à festa haverá postos de abordagem com detectores de metais, medida voltada à prevenção do porte de armas e de objetos que possam comprometer a segurança coletiva. Além disso, o policiamento a pé estará reforçado por nove postos elevados de observação e uma plataforma elevada, ampliando o campo de visão e a capacidade de pronta resposta.
O dispositivo contará ainda com viaturas, motocicletas, bases móveis, policiamento montado, drones e aeronaves, atuando de forma integrada para ampliar a cobertura e a mobilidade das equipes.
Garantia da celebração segura
Com planejamento antecipado, uso de tecnologia e atuação orientada pela inteligência, a PMBA busca garantir que a celebração ocorra de forma organizada e segura, preservando o caráter religioso e cultural da festa e proporcionando tranquilidade a todos os participantes.


