
A passarela destinada aos ambulantes que irão atuar na região do Farol da Barra durante o Carnaval de Salvador passou pela primeira vistoria conjunta nesta sexta-feira (30). Durante a fiscalização, representantes de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Defesa Civil avaliaram estrutura, acessibilidade e segurança.
O equipamento, que deve abrigar cerca de 400 permissionários, não apresentou irregularidades até então. No entanto, uma nova vistoria deve ser realizada antes da liberação para uso na próxima semana, já nos eventos que antecedem a folia.
Segurança
De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Semop), responsável pela estrutura, o projeto da plataforma foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros da Bahia, que aguarda a finalização da obra para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
“O projeto atende à segurança estrutural e também aos pré-requisitos em casos de incêndio e situações de pânico. Verificamos as escadas de emergência, acessos, inclinação, e os corrimãos estão sendo montados, tudo conforme a norma, especificamente a instrução técnica do Corpo de Bombeiros”, detalhou o tenente-coronel Marcos Moreira.
Fiscalização integrada
Já o coordenador-geral do Carnaval no Ministério Público da Bahia, o promotor Artur Ferrari, reforçou a importância da parceria entre os órgãos visando à segurança dos foliões e também dos ambulantes.
“Estamos todos irmanados na ideia de melhorar a estrutura da passarela dos ambulantes, corrigir eventuais problemas e aperfeiçoar o equipamento. Só o diálogo, a integração e a atuação conjunta farão com que o Carnaval se aperfeiçoe a cada edição”, disse.
Ainda segundo a Semop, com o intuito de garantir o acesso dos ambulantes, haverá escadas metálicas dotadas de corrimãos e guarda-corpos, interligando o nível natural da areia da praia ao nível da plataforma.
“É um espaço pensado, montado e estruturado para acolher 400 trabalhadores que estariam na rua. Este é o terceiro ano em que ofertamos esse equipamento, com toda a dignidade que merecem. Além disso, o público ganha mais espaço para brincar na festa”, destacou Décio Martins, secretário de Mobilidade.


