
Engana-se quem pensa que a Prefeitura de Salvador desistiu de levar o Carnaval de Salvador para a orla da Boca do Rio. Em entrevista ao programa Ligação Direta, da Salvador FM, nesta sexta-feira (30), o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, confirmou que a proposta segue em análise.
De acordo com Isaac Edington, a mudança é considerada viável para os próximos anos e pode entrar em pauta a partir de 2027 ou 2028. Ele ressaltou que o processo será gradual e planejado.
“Não é uma pedra, mas acho que o momento deve chegar. Esse ano, óbvio que não será. Não sei se 2027 ou 2028, mas o fato é que o importante é que estamos fazendo um Carnaval que a gente gostaria muito”, afirmou.
O gestor explicou que a prefeitura passou a adotar um novo modelo de governança para o Carnaval, baseado em masterplan e integração entre órgãos. Com isso, a festa passou a ser avaliada de forma contínua, permitindo ajustes e estudos de novas possibilidades.
Ele lembrou que a transferência do circuito para a Boca do Rio chegou a ser debatida com representantes do trade turístico e artistas. No entanto, à época, houve resistência de parte desses setores.
“No meio do caminho houve um descompasso de interesse do próprio trade, e isso acabou não acontecendo. E de artistas também. Alguns se posicionaram contra naquela época. Vários deles hoje já não são mais contra”, disse.
Mudanças na orla
Ainda conforme o presidente da Saltur, o cenário atual é diferente, especialmente após as intervenções urbanas realizadas na orla. Além disso, ele revelou que a prefeitura já promoveu “testes discretos” para avaliar a viabilidade da mudança.
Entre os exemplos citados está o desfile do pranchão do grupo Mudei de Nome que aconteceu no local, após a impossibilidade de uso do Dique do Tororó por conta de obras. A experiência, segundo ele, teve resultado positivo. “A orla hoje está completamente diferente. Então a gente acha que há um ambiente favorável. Eu já fiz alguns testezinhos discretamente lá. É uma experiência muito interessante”.
A aceitação do público levou à repetição do formato em outras ocasiões. Artistas como Xanddy Harmonia e o grupo Filhos de Jorge participaram de eventos de inauguração da nova orla, com retorno positivo. “Deu super certo”, destacou.


