Salvador registra o dia mais quente do ano no 2 de fevereiro
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Salvador se prepara para reverenciar a Rainha das Águas, no Rio Vermelho. As celebrações começam neste domingo (1º). Por volta das 23h10 o tradicional presente de Oxum sairá do Terreiro Olufanjá (Ilê Axê Iyà Olufandê), localizado no bairro do Beiru, em Salvador.

O cortejo está previsto para chegar no Dique do Tororó por volta das 23h40. Já na terça-feira (2), o presente principal de Iemanjá ficará no carramanchão até o final da tarde. Este ano o tema da festa é: ‘Yemanjá: a Mãe que Ilumina a todos nós!’.

Durante todo o dia filhos e filhas da orixá poderão depositar os presentes no mar, como flores, perfumes e outros itens, desde sejam biodegradáveis. Por volta das 15h o presente principal seguirá para o mar para ser depositado.

Além do momento sagrado, no decorrer do dia todo o Rio Vermelho fica em festa e acontecem shows durante todo o dia. Confira alguns eventos:

Eventos

O Mercado do Rio Vermelho abre as portas para fevereiro com um evento mais do que especial: a 1ª Lavagem da Ceasinha. Aberto ao público, o evento conta com muita música ao vivo, fanfarras e clima único.

No dia 02 de fevereiro, o Afoxé Filhos de Gandhy se reúne para homenagear Yemanjá, na sede do bloco, localizada no Pelourinho. A concentração acontece às 7h.

O palco do Bombar celebra Iemanjá com apresentações de Taian Riachão, Diggo, Fragmentos de Samba, Gabi da Oxe e mais. O evento acontece a partir das 10h.

Trânsito

O trânsito em Salvador será alterado a partir de domingo (1º) em razão da Festa de Iemanjá, uma das mais tradicionais da capital baiana. As mudanças começam às 20h do dia 1º de fevereiro e seguem até as 6h da terça-feira (3). As medidas têm como objetivo garantir segurança viária e organização do fluxo de veículos durante o evento religioso.

A partir das 23h30 deste domingo (1º), haverá interdição do fluxo de veículos em razão da Entrega do Presente de Oxum. A restrição ocorrerá na Avenida Vasco da Gama, na faixa esquerda da via que margeia o Dique, no trecho compreendido entre o imóvel nº 1049 (casa branca) e a loja Ninja Motos.