Foto:  PS Notícias
Foto: PS Notícias

A vereadora Marta Rodrigues (PT) comentou, nesta segunda-feira (2), as expectativas da oposição para 2026 e fez críticas à gestão municipal, destacando temas como planejamento urbano, meio ambiente e serviços públicos. A fala da legisladora municipal ocorreu durante a retomada oficial dos trabalhos legislativos da Câmara de Salvador.

Segundo Marta, o início dos trabalhos ocorre em um contexto estratégico, marcado por fatores políticos e institucionais relevantes, como o ano eleitoral, a realização da Copa do Mundo e a expectativa de avanço do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) na Casa Legislativa.

“A gente vai ouvir atentamente a mensagem que o prefeito vai trazer para o ano de 2026 e, a partir daí, nós da oposição também estamos construindo, nós já temos nossa estratégia, mas vamos ver, a partir da mensagem, como nós vamos nos organizar. Nós já estamos também com os movimentos, com a questão do aumento da tarifa, do IPTU, da taxa do lixo, e a gente está vendo a cidade como está, o lixo na cidade, a gente tem acompanhado também. E a questão do PDDU é o grande debate sobre a questão das áreas verdes, do desmatamento”, salientou.

Marta Rodrigues também destacou as mudanças climáticas e as condições ambientais da capital baiana, chamando atenção para os impactos do desmatamento.

“Olha o calor como está, nós estamos aqui, olha, nem nove e meia da manhã é, e o calor, o calor, que ninguém aguenta. Então, isso é fruto de quê? A gente não tem nenhuma segurança também, nenhum conforto ambiental, quanto mais desmata, mais o nosso clima piora”, completou.

Sobre a segunda gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil), a vereadora apontou problemas estruturais e administrativos. Segundo ela, há falhas na execução orçamentária e retrocessos em serviços urbanos.

“Pois é, falta de planejamento, né? Porque quando você planeja, você tem que executar. Eu, como sou da comissão de orçamento, acompanho de perto, fiscalizo, e a gente acompanha a execução. Se o dinheiro que foi colocado ali foi, de fato, executado, não está sendo”, declarou.

Por fim, Marta afirmou que aguarda a apresentação do próximo relatório quadrimestral pela gestão municipal para aprofundar o debate no Legislativo.

“Então, vou aguardando a secretária vir para apresentar o quadrimestre, para a gente aprofundar também neste debate.”