Salvador registra o dia mais quente do ano no 2 de fevereiro
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Festa de Iemanjá, realizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e encerrada na madrugada desta terça-feira (3), foi concluída sem registro de crimes graves. Durante os festejos, mais de 1.100 policiais e bombeiros atuaram, garantindo a tranquilidade de baianos e turistas.

Nos Portais de Abordagem da Polícia Militar, instalados nos acessos ao evento, as equipes apreenderam 1.353 objetos proibidos, recolhidos para evitar a utilização dos materiais no cometimento de crimes.

Assim, entre os materiais retidos durante as abordagens, estavam arma de brinquedo, drogas, facas, tesouras, garfos, frascos de perfumes e desodorantes, isqueiros e pentes-garfo.

Ocorrências registradas

Entre os registros de ocorrência durante os festejos, o número de furtos caiu 36,7%, passando de 155 casos em 2025 para 98 neste ano. Além disso, trinta e um roubos foram registrados, e três pessoas foram presas em flagrantes. Entre os detidos, uma delas foi capturada pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição, após ser encontrada com nove munições calibre .380.

Tecnologia

A festa também contou com o emprego da nova Plataforma de Observação Elevada (POE), que possui nove câmeras embarcadas. Cinco utilizam tecnologia de Reconhecimento Facial e quatro são voltadas para a Leitura de Placas Veiculares. Além disso, o sistema pode operar, de forma simultânea, com até 15 câmeras.

O equipamento auxiliou no monitoramento contínuo do evento. Assim, a tecnologia reforçou o atendimento ágil e eficiente, com resposta rápida às ocorrências, especialmente na identificação de foragidos da Justiça.

Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também foi ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais.