
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano vai tomar posse, nesta quinta-feira (5), no posto de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O ato ocorrerá às 9h no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.
Rotondano assumirá o cargo ocupado atualmente pela desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. O magistrado foi eleito presidente em 19 de novembro do ano passado. O novo chefe do Judiciário baiano afirmou que tem um projeto de gestão robusto para colocar em prática.
“Vou cuidar de pessoas. A minha intenção é melhorar cada vez mais, realizar ações que possam impactar positivamente nos resultados do Tribunal e que promovam benefício para toda a sociedade. Temos um projeto de gestão robusto, bem pensado, amadurecido, e eu estou absolutamente animado e cheio de energia para torná-lo real e concreto”, afirmou.
Além de Rotondano, a Mesa Diretora tem como integrantes Josevando Souza Andrade, 1º vice-presidente; Mário Albiani Júnior, 2º vice-presidente; Salomão Resedá, corregedor-geral da Justiça; e Pilar Célia Tobio de Claro, corregedora-geral do Foro Extrajudicial.
Perfil
O novo chefe do Judiciário baiano é natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá. José Edivaldo Rocha Rotondano é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus. Aprovado em concurso para o Ministério Público Estadual (MPBA) em 1984, trabalhou como promotor de Justiça nas Comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari. Promovido a procurador de Justiça, atuou nas áreas criminal e cível, especialmente nos projetos Família Legal e Paternidade Responsável.
Foi empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em 2013. Elegeu-se, em 2016, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e assumiu a Presidência do órgão no biênio 2017/2019.
Já em fevereiro de 2024, o desembargador Rotondano foi empossado como conselheiro do Conselho Nacional de Justila (CNJ), tornando-se o primeiro magistrado do TJ-BA a ocupar o cargo.


