
A academia CBX Fitness publicou nas redes sociais um informativo para os alunos da rede anunciando regras de vestimentas para evitar “situações desconfortáveis” durante o treino. O estabelecimento tem duas unidades em Salvador, localizadas nos bairros Caminho de Areia e Boa Viagem, na Cidade Baixa.
Segundo a academia, roupas “vulgares” não são permitidas no ambiente. A publicação provocou debate nas redes sociais, gerando polêmica sobre o que seria considerado “vulgar” para a rede, visto que nas imagens de exemplo aparecem “tops”, muito utilizados entre as mulheres durante a prática de exercícios físicos.
Parte dos seguidores da academia classificou a publicação como machista e sexista por utilizar apenas exemplos femininos para retratar a situação.
“Quando vocês trazem a ideia junto a imagens de uma mulher e itens do vestiário feminino, vocês estão claramente direcionando a temática para um público específico”, afirmou uma ex-aluna nos comentários.
Após a repercussão negativa, o perfil da academia respondeu às críticas afirmando que a intenção do comunicado não foi direcionar para um público específico, e sim reforçar a ideia do respeito no ambiente.
“A regra aqui não é sobre corpo, gênero ou tamanho de roupa. É sobre comportamento e respeito dentro do espaço coletivo. A CBX é lugar de treino, saúde, foco e convivência”, escreveu a página nos comentários.


