Foto: Luana Neiva / PS Notícias
Foto: Luana Neiva / PS Notícias

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu, nesta sexta-feira (6), o fim da escala de trabalho 6×1 durante um evento realizado no Parque de Exposições, em Salvador. A parlamentar comentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada semanal de trabalho.

A PEC propõe a extinção do modelo em que o trabalhador tem apenas um dia de folga na semana. Assim, o projeto prevê a limitação da carga horária a 36 horas semanais.

Durante a conversa com a imprensa, Alice Portugal destacou que há diferentes caminhos legislativos para a implementação da medida.

“Então nós temos duas alternativas: a PEC com a Erika, da qual eu sou coautora; temos um projeto de Daiana Santos, do Rio Grande do Sul; e tem também a possibilidade do governo mandar sob a forma de medida provisória. E, se isso acontecer, será muito interessante, porque será uma política proposta pelo Estado brasileiro, portanto, com mais facilidade de pactuação com o empresariado”, afirmou.

A deputada ressaltou ainda que a redução da jornada não representa um risco ao empresariado

“O empresariado não tem que ter medo, porque onde foi implantada uma redução de jornada, houve um aumento de produtividade”, completou.

Durante o evento da manhã desta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jerônimo Rodrigues realizaram a entrega de ambulâncias do Samu, equipamentos cirúrgicos. Além disso, anunciaram ações do PAC Saúde voltadas para a Bahia.