Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data nesta segunda-feira (9) mostrou que a maioria do eleitorado brasileiro possui identidade com ideologias de centro. Somados os que se classificam com centro, centro-esquerda e centro-direita, o recorte representa 67% dos entrevistados.

Segundo o levantamento, 26% dos eleitores se declaram de centro, enquanto 24% se dizem de centro-direita e 17% de centro-esquerda. Os eleitores que se identificam com a direita são 18%, enquanto os que se consideram de esquerda somaram 14%.

O estudo indica que eleitores de direita pretendem votar, majoritariamente, em Flávio Bolsonaro (PL), superando 60% das intenções nos cenários avaliados.

Em contrapartida, eleitores de esquerda e centro-esquerda concentram o voto em Lula, que alcança índices superiores a 80% nesses segmentos ideológicos.

Polarização

Em meio à divisão política, 76% dos entrevistados afirmam que o Brasil precisa superar a polarização entre Lula e Bolsonaro.

A pesquisa ouviu dois mil eleitores em todo o país, tem margem de erro de dois pontos percentuais, nível de confiança de 95% e registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-06428/2026.

O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 7 de deste mês de fevereiro.