Foto: Lucas Moura/ Secom PMS
Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

Oficialmente, o Carnaval ainda não começou em Salvador, mas quem já curtiu as ruas durante os eventos pré-carnavalescos sabe que a avenida já está tomada pelos foliões. Nesta terça-feira (10), é a vez do Pipoco, com o cantor Léo Santana.

A pipoca do Gigante acontece no circuito Orlando Tapajós, saindo da região do Morro do Gato em direção ao Farol da Barra, no sentido inverso ao circuito Dodô. De acordo com a programação oficial da Saltur, a apresentação deve começar às 18h. O GG promete levar para a avenida vários hits da carreira. Entre as músicas, está a principal aposta para o Carnaval de 2026: “Marquinha de Fitinha”.

Vai de ônibus?

As linhas de ônibus que passam pela Avenida Oceânica, no trecho do circuito, terão seus itinerários modificados. Já os coletivos provenientes do Rio Vermelho, com destino à Barra, deverão acessar a Avenida Milton Santos, Avenida Anita Garibaldi, retorno no Hospital Jorge Valente, Praça Lord Cochrane, Avenida Vasco da Gama, retorno no Posto Menor Preço, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Centenário, retorno no Shopping Barra, de onde retomam o itinerário normal.

Já as linhas de Ondina com destino à Barra deverão acessar a Avenida Milton Santos, Avenida Anita Garibaldi, retorno no Hospital Jorge Valente, Praça Lord Cochrane, Avenida Vasco da Gama, retorno no Posto Menor Preço, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Centenário, retorno no Shopping Barra, alça do Viaduto dos Reis Católicos, Avenida Reitor Miguel Calmon, alça do Viaduto da Gabriela, Avenida Princesa Leopoldina, Avenida Princesa Isabel, retorno da Rua Barão de Sergy com a Avenida Sete de Setembro, Avenida Princesa Isabel, Avenida Princesa Leopoldina, retomando o itinerário normal.

Vai de carro?

O folião que optar em ir de carro própio ou através do transporte por aplicativo precisa ficar atento as limitações de acesso às vias próximas ao circuito.

Ao todo serão instaladas 13 barreiras fixas no entorno. A lista com todos os pontos pode ser consultada no site da Transalvador. Já as barreiras móveis, instaladas a partir das 15h serão instadas nas seguintes vias:

  • BM 01 – Avenida Sete de Setembro / Porto da Barra;
  • BM 02 – Rua Barão de Itapoan / Rua Barão de Sergy;
  • BM 03 – Rua Cézar Zama / Rua Marquês de Caravelas / Alameda Antunes;
  • BM 04 – Rua Miguel Burnier / Rua Marquês de Caravelas / Rua Afonso Celso;
  • BM 05 – Rua Marquês de Caravelas / Av. Almirante Marques de Leão;
  • BM 06 – Rua Airosa Galvão / Rua Miguel Burnier;
  • BM 07 – Avenida Centenário / Último Retorno;
  • BM 08 – Rua Professor Sabino Silva / Rua José Sátiro de Oliveira;
  • BM 09 – Avenida Oceânica / Largo do Lamarão.

Onde estacionar

O estacionamento e a circulação no circuito estarão proibidos a partidas das 16h desde oLargo do Farol da Barra até a Avenida Oceânica.

Os veículos que habitualmente trafegam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego, no sentido Barra/Ondina, as ruas Afonso Celso e Miguel Burnier, a Avenida Centenário e a Rua Professor Sabino Silva.

Já no sentido Ondina/Barra, o tráfego será desviado pela Avenida Milton Santos, Rua Dr. Oswaldo Ribeiro (via marginal à Avenida Oceânica), Rua Professor Sabino Silva, Rua Comendador Francisco Pedreira, Avenida Centenário, Rua Augusto Frederico Schimidt e Rua Marquês de Caravelas.

Zona azul

O valor da tarifa será fixado em R$ 20,00 (vinte reais) para até 12 horas de permanência. Confira, a seguir, os locais disponíveis para estacionamento:

  • Avenida Milton Santos, sentido Avenida Anita Garibaldi, lado esquerdo, com início em frente ao imóvel nº 124 e término em frente ao imóvel nº 438, totalizando 41 (quarenta e uma) vagas;
  • Avenida Milton Santos, sentido Avenida Oceânica, lado esquerdo, com início em frente ao imóvel nº 447 e término em frente ao imóvel nº 183, totalizando 21 (vinte e uma) vagas;
  • Rua Nossa Senhora de Fátima, sentido Avenida Oceânica, lado esquerdo, totalizando 39 (trinta e nove) vagas.