Foto: Luana Neiva
Foto: Luana Neiva

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro destacou nesta sexta-feira (13), a importância dos blocos afro para a formação cultural e musical do Carnaval baiano. A fala ocorreu durante a saída do bloco Olodum, no Pelourinho, em Salvador.

Segundo ele, a influência das agremiações é essencial para a construção da identidade artística da folia.

“A nossa formação musical e artística, tudo que veio do ponto de vista do Carnaval na Bahia depois dos blocos afro, traz a sua influência, porque o bloco afro é a formação musical da axé music, por exemplo, e de tantos outros ritmos que vieram a tomar forma e expressão no Carnaval da Bahia”, afirmou.

Bruno Monteiro também ressaltou a importância da preservação dessas manifestações culturais.

“Por isso, sua preservação é parte essencial para garantirmos que a nossa raiz cultural siga viva e haja uma conexão entre a cultura que é produzida hoje com a nossa história, com a nossa ancestralidade”, explicou.

O secretário ainda destacou o investimento do Governo do Estado por meio do programa Ouro Negro, que apoia financeiramente os blocos afro durante o Carnaval.

“Para nós, do Governo da Bahia, temos o programa Ouro Negro investindo R$ 17 milhões neste ano para a realização dos festejos carnavalescos desses blocos. É muito importante para garantir que sua beleza, sua história e sua força estejam sempre presentes em lugar de destaque no Carnaval da Bahia”, concluiu.