
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou neste domingo (15), durante coletiva de imprensa no Campo Grande, a satisfação em receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval de Salvador. O chefe do Executivo nacional esteve na capital baiana no sábado (14), acompanhado da primeira-dama Janja e de ministros.
O governador ressaltou sua alegria em receber o presidente durante o segundo dia de folia na capital baiana.
“Hoje eu acordei, digo a vocês, com o sentimento de alegria mais evoluído possível deste dia de Carnaval. Pudemos receber ontem o presidente Lula, a primeira-dama da União, Janja, um conjunto de ministros”, afirmou.
De acordo com o governador, a presença de Lula na folia baiana tem um caráter histórico.
“Na presença do Lula, segundo os autos históricos, é a primeira vez que um presidente da República vem ao Carnaval da Bahia. Fizemos o convite, ele aceitou, fez um roteiro muito especial pelo Nordeste, visitou Pernambuco, acompanhou a agenda carnavalesca, passou aqui e ficamos juntos um bom tempo”, pontuou.
Após a passagem por Salvador, o presidente seguiu para o Rio de Janeiro, onde participa das homenagens da Acadêmicos de Niterói. Neste ano, a escola de samba apresenta o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem à trajetória do presidente. Assim, para Jerônimo, a participação do chefe de Estado em eventos culturais fortalece a imagem do país.
“Isso revela o quanto o presidente da República estimula as festividades culturais, de renda, carnavalescas. É um momento de distribuição de alegria. O sentimento meu é que ele divulga a Bahia, mas divulga o Brasil para o mundo inteiro, capitaneando o Brasil e a Bahia no Nordeste como um ponto de visitação”, disse.
Segundo ele, a receptividade popular durante a passagem do presidente reforça a dimensão da festa.
“Ele viu aquela multidão, viu artistas cantando, mas o auge foi a multidão dançando, cantando, saudando e acenando para ele. Então, realmente, hoje é um dia de muita alegria”, concluiu.


