Manuella Tyler no carnaval de Salvador. Foto: PS Notícias
Manuella Tyler no carnaval de Salvador. Foto: PS Notícias

A mulher trans Manuella Tyler, suplente de vereadora em Juazeiro, no norte baiano, planeja disputar as eleições deste ano. Ela viralizou depois que tirou uma selfie com o presidente Lula durante o encontro nacional do PT realizado em Salvador no início deste mês de fevereiro.

Ao mesmo tempo em que viralizou, Manuella Tyler tornou-se alvo de ataques de políticos do campo da direita. “Propagaram muita violência, muito ódio contra Janja [esposa de Lula que aparece na cena repreendendo o presidente]”, relembra.

Manuella Tyler foi entrevistada pela equipe do PS Notícias enquanto curtia o carnaval de Salvador na noite desta terça-feira (17), no circuito Barra-Ondina.

Após a repercussão, afirmou a suplente de vereadora, veio a ideia de ampliar o debate e a mobilização contra a extrema-direita.

Nome nas urnas

Manuella Tyler afirma que está decidida a disputar um cargo eletivo no pleito deste ano. No entanto, ainda não bateu martelo se vai concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ou na Câmara dos Deputados.

Outro ponto que está em aberto é a filiação partidária. Durante a conversa com a equipe do PS Notícias, ela revelou ter recebido convites de ao menos três partidos.

“O Psol demonstrou interesse, mas também outros partidos como a Rede e o próprio PT já fizeram. Agora é momento de entender qual o impacto, se é melhor discutir um projeto de estado ou de âmbito federal. Mas, de qualquer forma, vamos qualificar o debate e mostrar que é possível e importante ter candidaturas de mulheres, femininas, e que combatam essa onda da extrema-direita”, relatou