O Ministério da Saúde fez um levantamento que mostra que Salvador é a capital brasileira com menor índice de fumantes, com uma incidência de 5,2% da população acima de 18 anos com a prática. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Programa Municipal de Controle do Tabagismo tratou, só no ano passado, mais de 1,5 mil pacientes. "Nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes em nossa cidade e, consequente, a mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. Um paciente que deixa de fumar impacta na qualidade de vida de inúmeras pessoas à sua volta que, de alguma forma, sofriam os prejuízos da prática por serem fumantes passivos", explicou Carla Germiniana, técnica do Campo Temático do Controle do Tabagismo.
Tratamento
Atualmente, 45 unidades de saúde da rede municipal fazem parte do programa de controle do tabagismo. O cidadão que quiser se curar do vício deve procurar um dos postos portando um documento oficial de identificação com foto e cartão SUS. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma avaliação clínica e entrevistas individuais para estimar o grau de dependência química e psicológica. A partir daí, eles participam de sessões individuais e em grupo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.